Fogo Simbólico das celebrações de 2 de Julho será acesso pelo cantor Tonho Matéria
Data será marcada por uma séria de celebrações ao longo do dia

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O cantor e mestre de capoeira Tonho Matéria será o encarregado de acender a pira do Fogo Simbólico durante os festejos do 2 de Julho neste ano.
O artista, que é reconhecido pela passagem no Olodum e responsável por trabalhos educativos com a arte da capoeira por meio do Grupo Mangangá participará da cerimônia que ocorrerá na Praça do Campo Grande, a partir das 16h, com chegada dos cantos dos Caboclos.
A solenidade terá hasteamento das bandeiras por autoridade, além da execução do hino nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica e colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes.
Após todo o protocolo, ocorrerá o acendimento da pira do Fogo Simbólico, que antecede a execução do hino ao 2 de Julho por um coral, acompanhado da banda de música Mestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia.
Tonho Matéria se mostrou contente com o convite para estar em um dos atos principais de celebração da Independência do Brasil na Bahia.
“Fui pego de surpresa quando a Fundação Gregório de Mattos (FGM) me ligou, me convidando para este momento tão importante para a história da nossa cidade, do nosso estado, porque é o ápice maior do ato de 14 de junho (de 1822) em Santo Amaro. Eu já desfilei como Caboclo, que foi um momento importante e significativo. E agora, como um artista, capoeirista, vou vestido de capoeira para simbolizar a luta desse movimento no 2 de Julho”, disse.
A presença do artista também foi exaltada pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, que exaltou a representatividade do cantor para uma celebração tão especial.
A gente sempre convida um atleta. Só que, este ano, nós decidimos quebrar o protocolo um pouco e chamar um atleta que também é artista, cantor, e que é uma pessoa ligada à capoeira e ao 2 de Julho. É um nome muito especial, e ele vai fazer isso com grande maestria. Uma homenagem merecida", afirmou.