Foguete ‘abandonado’ da SpaceX pode colidir com a lua em março
Não há previsão de impacto direto com a Terra

Foto: Getty Images
O foguete Falcon 9 da SpaceX foi encontrado nesta semana e, após passar sete anos perdido no espaço, especialistas estimam que ele pode bater de frente com a lua a partir do mês de março. No entanto, não há previsão de impacto direto com a Terra.
O objeto espacial foi lançado no dia 11 de fevereiro de 2015 no Centro Espacial John Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Na época, o objetivo era que ele fosse enviado até a direção do sol e, após flutuar cerca de 1,5 milhões de quilômetros, seria responsável por capturar imagens e mandar para a Terra.
As imagens seriam usadas posteriormente para análises científicas do espaço. No entanto, logo depois o foguete acabou sendo abandonado. No dia 5 de janeiro de 2022, em observações à lua, foi concluído que algo estava se aproximando e então as investigações sobre o caso começaram. Os astrônomos estimam que a partir do mês de março o foguete estará ainda mais perto da lua e, dependendo da tecnologia, será possível registrar o exato momento em que ele encosta na superfície da lua.