Foragido, ex-deputado George Santos se entrega à polícia
Ex-parlamentar teve mandato cassado após mentir sobre trajetória pessoal

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ex-deputado americano George Santos, filho de brasileiros foi preso nesta sexta-feira (25) depois de se entregar às autoridades americanas. Em abril, o antigo parlamentar foi condenado a sete anos de prisão por fraude e falsidade ideológica.
George Santos se apresentou à Justiça americana no último dia do prazo estipulado e agora cumprirá pena em prisão federal. A informação foi divulgada por um repórter da agência de notícias Associated Press e confirmada pela imprensa americana.
O ex-deputado se entregou em um presídio em Fairton, no estado de Nova Jersey.
George começou a ter um declínio depois de mentir sobre a própria biografia e enganar doadores ao longo da campanha. O ex-deputado admitiu ter cometido fraude eletrônica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas, incluindo familiares, para poder financiar a eleição ao Congresso.
Eleito pelo partido republicano, George cumpriu pouco mais de um ano de mandato antes de ser expulso da Câmara, no ano de 2023. Em um acordo judicial, o ex-deputado aceitou pagar uma quantia aproximada de US$ 580 mil em multas, além de cumprir pena de prisão.
De acordo com a imprensa americana, em abril, a Justiça determinou que George se apresentasse até o dia 25 de julho para iniciar o cumprimento da pena.
Em uma carta encaminhada ao tribunal antes de ser sentenciado, George afirmou estar "profundamente arrependido" dos crimes e classificou como "severa demais" a condenação solicitada pelos promotores.
Por meio das redes sociais, o ex-deputado realizou uma série de posts para se despedir dos apoiadores. Na noite da última quinta-feira (24), ele publicou um texto com teor sarcástico, onde alfinetou os críticos e sugeriu que pode retornar à vida pública.
"Aos meus apoiadores: vocês fizeram esse cabaré político valer a pena. Aos críticos: obrigado pela publicidade gratuita. Talvez eu esteja saindo de cena (por enquanto), mas acreditem: lendas nunca se despedem de verdade", afirmou.
Eleição cercada de mentiras
George Santos foi eleito em 2022, depois e conquistar para o Partido Republicano um distrito enriquecido que abrange partes do Queens e de Long Island, até então um reduto democrata.
Pouco depois, foi revelado que o então desconhecido parlamentar havia mentido sobre parte da trajetória pessoal, se mostrando como um empresário bem-sucedido que trabalhou em renomadas empresas de Wall Street e tinha um valioso portfólio imobiliário.
Na verdade, George Santos possuía sérias dificuldades financeiras e até mesmo processos de despejos. As informações resultaram em investigações criminais e parlamentares sobre como ele financiou a própria campanha.