Forças Armadas Alemãs alertam para iminência de conflito entre OTAN e Rússia
Documento confidencial da Bundeswehr prevê movimentos russos nos estados bálticos a partir de julho

Foto: Isac Nóbrega/PR
Um documento secreto das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr) sinalizou a iminência de um conflito substancial entre a OTAN e a Rússia, alertando para possíveis movimentos agressivos russos contra os estados bálticos já em julho, conforme revelado pelo Bild.
Segundo o documento confidencial, a Bundeswehr está se preparando para um ataque híbrido russo no flanco oriental da OTAN, previsto para fevereiro. O cenário prevê uma escalada de tensões, culminando com o envio de soldados da OTAN e o início do conflito armado no verão de 2025.
O relatório antecipa uma mobilização russa em fevereiro de 2024, com uma ofensiva na Ucrânia na primavera e um subsequente ataque aos países bálticos em julho. Além disso, prevê ataques cibernéticos e guerra híbrida, com o pico das tensões em outubro, quando a Rússia transferiria tropas para Kaliningrado.
O documento menciona possíveis "conflitos fronteiriços" e "agitações com numerosas vítimas" no corredor Suwalki em dezembro de 2024, especulando sobre uma possível repetição da invasão russa à Ucrânia em território da OTAN, com apoio da Bielorrússia, após as eleições nos EUA.
O relatório destaca a incerteza sobre a capacidade da OTAN, incluindo a Bundeswehr, de conter a Rússia neste cenário, mobilizando forças militares significativas para o flanco oriental 30 dias após o "Dia D".