Ford só pode demitir após negociação coletiva, diz MPT

A montadora anunciou o fechamento de todas as fábricas no Brasil, no início de janeiro, depois de 101 anos no país

Por Da Redação
Ás

Ford só pode demitir após negociação coletiva, diz MPT

Foto: Divulgação/ Ford

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a montadora Ford, só pode demitir em massa após o encerramento das negociações coletivas. O grupo anunciou o encerramento das atividades no Brasil em janeiro. 

Em nota assinada pelo Grupo Especial de Atuação Finalística (GEAF) do MPT, os procuradores informaram que a empresa só poderá dispensar os funcionários depois de esgotados todos os meios de discussões.

De acordo com o MPT, o comunicado busca esclarecer a liminar do desembargador Edilton Meireles de Oliveira Santos, da Justiça do Trabalho da 5ª Região, na Bahia. Segundo o GEAF, a liminar não deliberou sobre dispensas em massa. A decisão apenas esclareceu alguns pontos de sentença anterior da Justiça do Trabalho de Camaçari, que havia exigido negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos.

Ainda segundo o MPT, a liminar autorizou a Ford a demitir individualmente os trabalhadores que tenham cometido justa causa e suspendeu a determinação de que a montadora apresente informações sobre toda a rede de contratos afetada pelo encerramento das atividades no Brasil. 

A montadora anunciou o fechamento de todas as fábricas no Brasil, no início de janeiro, depois de 101 anos no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.