Formato e tamanho de comprimidos podem influenciar na forma de absorção do organismo

Saiba quais tipos agem mais rápido ou prolongado

[Formato e tamanho de comprimidos podem influenciar na forma de absorção do organismo]

FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Seja nos formatos redondos ou ovais, maiores ou menores, as particularidades de cada comprimido ou cápsula podem influenciar diretamente no tempo de ação do fármaco no organismo, segundo o biólogo Fabiano Agrela, membro da Royal Society Biology. 

"O formato dos comprimidos (redondo, oval, disco), assim como ele é concebido e sua composição podem afetar a área de superfície e a taxa e velocidade de dissolução, assim como a absorção no corpo. Isso acontece porque diferentes formatos possuem diferentes áreas de superfície, o que pode influenciar a rapidez com que o medicamento se dissolve e é absorvido."

De acordo com o pesquisador, comprimidos redondos, por exemplo, podem ter uma área de superfície menor, o que leva a uma liberação mais lenta. Já os ovais ou em forma de disco podem ter áreas superficiais maiores, o que acelera a liberação do ingrediente. 

O biólogo também explica que a espessura do medicamento também pode apresentar interferências. Os mais espessos podem demorar mais para dissolver completamente, enquanto os comprimidos mais finos tendem a desmanchar mais rapidamente. 

Agrela ainda pontua que as formas dos medicamentos podem influenciar no melhor horário para tomá-los. Os de liberação mais prolongada podem ser mais adequados para ingestão à noite, enquanto os que necessitam de ação rápida podem ser tomados pela manhã. 


Comentários