Casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentaram quase 80% nos últimos 30 anos

Câncer de mama foi o mais frequente nessa faixa etária; tumores de nasofaringe e próstata também tiveram o crescimento acelerado no período

[Casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentaram quase 80% nos últimos 30 anos]

FOTO: Getty Images

Os casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos cresceram 79% nas últimas três décadas, de acordo com um estudo realizado por um time internacional de pesquisadores e publicado pela revista científica BMJ Oncology. A estimativa foi realizada considerando o período de 1990 a 2019. 

O trabalho mostra que o câncer de mama foi o mais frequente nessa faixa etária em 2019. No entanto, os tumores de nasofaringe e próstata tiveram o crescimento mais acelerado desde 1990. As maiores taxas de mortalidade em 2019 estão associadas aos cânceres de mama, traqueia, pulmão, bexiga e estômago.

O estudo foi conduzido por cientistas das Universidades de Edimburgo e Imperial College London, ambos no Reino Unido, Zhejiang, na China, Instituto Karolinska, na Suécia, e de Harvard, nos Estados.

Outro dado preocupante dá conta que, até 2030, os casos e as mortes por câncer na faixa etária devem aumentar 31% e 21%, respectivamente. Os indivíduos na faixa dos 40 anos devem ser os mais afetados.

De acordo com os pesquisadores, apesar dos fatores genéticos terem um papel importante no desenvolvimento de tumores cancerígenos, os hábitos modernos são os maiores responsáveis pelo crescimento. O consumo de carne vermelha, sal, álcool e tabaco, juntamente com a falta de frutas, leite, inatividade física, excesso de peso e altas taxas de glicose no sangue são fatores de risco para o câncer em pessoas com menos de 50 anos.

Para a pesquisa, foram analisados os números sobre incidência de novos casos de câncer, mortes, consequência para a saúde e fatores de risco entre indivíduos de 14 a 49 anos.
 


Comentários