Formiga assume diretoria no Ministério do Esporte com salário de R$ 20,3 mil
Aos 47 anos, ex-jogadora baiana assume cargo considerado estratégico no governo Lula

Foto: Divulgação/CBF
A ex-jogadora Miraildes Maciel Mota, a baiana Formiga, foi nomeada nesta terça-feira (20) para o cargo de diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino no Ministério do Esporte. A nomeação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Aos 47 anos, Formiga assume o posto anteriormente ocupado por Mariléia dos Santos, a “Michael Jackson”, também ex-jogadora e reconhecida como pioneira do futebol feminino no país, que atuava no ministério desde agosto de 2024.
Atuação
Desde a aposentadoria dos gramados, em 2022, Formiga passou a atuar na gestão esportiva e em iniciativas voltadas ao reconhecimento do futebol feminino. Também se tornou referência na luta contra o racismo e o machismo no esporte, além da defesa da valorização das atletas brasileiras.
Entre as funções exercidas, foi secretária-adjunta de Esportes e Juventude de Cotia, em São Paulo, e embaixadora da primeira edição da Copa Maria Bonita.
Na nova função, a ex-jogadora terá como missão colaborar na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do futebol, com foco especial na promoção, estruturação e ampliação do futebol feminino no país.
De acordo com o ato publicado, Formiga receberá salário bruto de R$ 20.327,48.


