Forte chuva que atinge Salvador causa danos e prejuízos em vários pontos da cidade

Codesal registra queda de muros em Cajazeiras 11 e alagamentos no subúrbio

[Forte chuva que atinge Salvador causa danos e prejuízos em vários pontos da cidade]

FOTO: Reprodução/TV Bahia

A forte chuva que atinge Salvador e cidades da região metropolitana desde a manhã desta quinta-feira (8), causou danos e prejuízos em vários pontos da cidade. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que realizou vistorias no bairro de Cajazeiras 11, em Salvador, e constatou o desabamento de parte do muro de contenção e alvenaria de bloco no fundo de um imovel na Rua das Hortências, no Loteamento Santa Bárbara.

Na ocasião, o desabamento atingiu a parede da cozinha do imovel e causou rachaduras. Ainda de acordo com a Codesal, os moradores foram notificados para evacuar o imóvel até que o risco seja sanado. Além disso, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) foi acionada para realizar a retirada dos escombros e fazer a colocação de lona, e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também foi acionada para efetuar a demolição das partes remanescentes do muro.

Já na Rua Gildelia Santos, no Novo Marotinho, a Codesal registrou outro desabamento de muro. Dessa vez, o muro caiu devido a uma corrente d'água proveniente de uma  escadaria na região. Ainda de acordo com a Codesal, um imovel próximo ao muro foi vistoriado e a família  notificada para evacuar o local permanentemente. Não houve feridos.  A equipe acionou a Sedur para efetuar a demolição total do imóvel, a Secretaria de Manutenção (Seman) para avaliar as medidas necessárias e Limpurb para colocação de lona. 

Alagamento

Na tarde desta quinta (8), moradores do Bairro da Paz, em Salvador, precisaram ser retirados de casa em barcos pelo Corpo de Bombeiros, após uma forte chuva que atingiu a região. As ruas do bairro ficaram tomadas pela água. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 20 pessoas foram resgatadas.

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão no local para dar assistência aos moradores. Ainda não há informações de feridos ou desaparecidos, nem para onde serão levadas as famílias que foram retiradas de casa.

Além do Bairro da Paz, há registro também de ruas alagadas em Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador. De acordo com a Defesa Civil, a chuva é resultado da ação de uma frente fria que se encontra sobre o oceano Atlântico. Ainda de acordo com o órgão, equipes da Defesa Civil de Salvador estão realizando vistorias e inspeções na cidade.

Previsão

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Imet), a previsão é que a chuva continue em Salvador ao longo da tarde e noite. A temperatura na capital baiana varia entre 25ºC e 29ºC. Segundo a Defesa Civil, para a próxima sexta-feira (9) e o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Há também possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

Até o momento, a Codesal já registrou 135 ocorrências. Entre elas estão 25 alagamentos de imóvel, 14 ameaças de desabamento, 39 ameaças de deslizamentos, 36 avaliações de imóvel alagados, 11 ameaças de deslizamento de terra.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[“Gordinha” de Eliana Kertész recepciona passageiros no Aeroporto de Salvador ]

Inspirada na escultura de "Salomé”, peça celebra os vinte anos da obra original 

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!