• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Fósseis de animais marinhos de 500 milhões de anos estão ressurgindo na China

Fósseis de animais marinhos de 500 milhões de anos estão ressurgindo na China

Quem liderou a escavação foi o biólogo da Universidade de Yunnan, Xianfeng Yang

Por Da Redação
Ás

Fósseis de animais marinhos de 500 milhões de anos estão ressurgindo na China

Foto: Reprodução / Xianfeng Yang

Um grupo de arqueólogos descobriu uma série de animais marinhos, a maioria deles invertebrados de corpo mole. que datam de mais de 500 milhões de anos. Esses resquícios foram recolhidos de um depósito chamado Haiyan Lagerstätte, em Kunming, na China, e estão bastante preservados para a idade que têm. 

Quem liderou a escavação foi o biólogo da Universidade de Yunnan, na China, Xianfeng Yang, que coletou nada menos do que 118 espécies, sendo 17 delas recém-descobertas, do local. A análise dos fósseis foi feita em conjunto com o gerente de coleções do Museu e Galeria de Arte de Ciências Minerais da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, Julien Kimmig.

De acordo com os pesquisadores, esses fósseis são especialmente bizarros, já que não são só formas de vida estranhas que ficaram congeladas por mais de 500 milhões de anos, mas também são invertebrados de corpo mole, que frequentemente se decompõem antes mesmo de ter a chance de se fossilizar, o que faz deles um achado bem raro.

Para Kimming, esses organismos podem ter sido surpreendidos por algum evento extraordinário que os mataram, como uma mudança nos níveis de oxigênio da água, seguida por um rápido soterramento por sedimentos, como um deslizamento de lama submarino causado por uma tempestade ou algo parecido.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário