Fotógrafos criam arquivo para fotos tiradas durante a pandemia

Iniciativa espanhola visa fomentar a importância da memória visual

Por Da Redação
Ás

Fotógrafos criam arquivo para fotos tiradas durante a pandemia

Foto: David Aparicio

A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, transformou o mundo. Nesse cenário, apesar do trabalho primordial dos profissionais de saúde, o trabalho da imprensa é fundamental. Cerca de 385 profissionais de fotojornalismo, videojornalismo, fotografia e vídeo documentário trabalharam por mais de um ano nas consequências da pandemia. O resultado disso é um conjunto de imagens, das quais as melhores foram selecionadas para compor o Arquivo Covid. As informações são do jornal espanhol ‘La Vanguardia’.

Para facilitar o trabalho, fotojornalistas conceituados compartilham com o projeto trabalho que desenvolveram. Um dos profissionais, o fotógrafo freelance David Aparicio, explica como se envolveu com o acervo e a importância que isso teve para ele. “Convido vocês a participar e acho que poderia enviar as imagens que fiz e que não consegui postar. Para arquivá-los no meu computador, é melhor divulgá-los voluntariamente”, disse.

Para ele, o Arquivo Covid mostra as experiências destes meses através de imagens muito contundentes, que refletem uma realidade que não era fácil de mostrar. Um grupo de editores selecionou as imagens executadas pelos autores que fazem parte do arquivo, priorizando a qualidade de cada momento, as informações fornecidas pela imagem para melhor documentar a crise e garantindo que todo o acervo representasse todos os territórios.

O arquivo é um projeto promovido por um coletivo de fotojornalistas, entidades e profissionais da gestão cultural, com apoio da Universidade de Alcalá, através das Aulas de Fotografia da Fundação Geral. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário