Em Londres, homem vai receber primeira prótese ocular impressa em 3D
Tecnologia deve ser mais realista que o tradicional olho de acrílico

Foto: Getty Images
Em Londres, no Reino Unido, um paciente do hospital de oftalmologia Moorfields vai ser o primeiro do mundo a receber um olho criado em uma impressora 3D. Os médicos acreditam que a prótese terá um aspecto mais realista do que o tradicional olho de acrílico. Além disso, a inovação deverá reduzir pela metade o tempo de adaptação dos pacientes às próteses, passando de seis a três semanas.
“Preciso de uma prótese ocular desde que tenho 20 anos e sempre me senti inseguro em relação a isso”, disse à BBC Steve Varze, agora com 40 anos. “Quando saio de casa costumo olhar no espelho e nunca gosto do que vejo”, lamentou Varze. “Estes novos olhos têm uma aparência fantástica e, sendo criados com tecnologia de impressão 3D, ficarão cada vez melhores”.
A técnica tradicional para fazer próteses oculares implica que o paciente seja submetido a uma sessão de duas horas durante a qual é realizado um molde da cavidade ocular. Nesse caso, a fabricação da prótese leva três semanas. No final do processo, o olho falso é encaixado e pintado para que se assemelhe a um olho real. Agora, a tecnologia 3D deverá permitir que a prótese seja fabricada mais rapidamente, em cerca de duas semanas.