França devolve 998 fósseis do período cretáceo ao Brasil

Os itens foram apreendidos em 2013, ao serem descobertos por agentes aduaneiros no porto da cidade

Por Da Redação
Ás

França devolve 998 fósseis do período cretáceo ao Brasil

Foto: Geopark Araripe/URCA

Autoridades do governo francês fizeram uma cerimônia nessa terça-feira (24) em Le Havre, para realizar a devolução de 998 fósseis do período cretáceo para o Brasil. Os itens foram apreendidos em 2013, ao serem descobertos por agentes aduaneiros no porto da cidade, após terem saído ilegalmente do território brasileiro.

Participaram da cerimônia cientistas brasileiros, servidores públicos e integrantes do Ministério Público Federal (MPF). O material é proveniente do Geoparque Araripe, localizado no Ceará, e foi entregue com a presença do ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, do embaixador brasileiro na França, Luis Fernando Serra, e do sub-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand Filho.

A Direção Geral de Aduanas da França informou, através de comunicado, que o conjunto está composto por 348 nódulos de animais fossilizados, como peixes, restos de dinossauros, tartarugas, crocodilos ou pterossauros, além de 650 plaquetas de fósseis de crustáceos, insetos e vegetais. 

De acordo com estudiosos que avaliaram o material, os fósseis são autênticos da era cretácea, ocorrida de 145 a 65 milhões de anos atrás. Em 2021, após vários anos de processo na justiça francesa, foi decretada a devolução dos materiais, que serão incorporados ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri.

"É um momento muito significativo para o Cariri, para o Geopark Araripe, para o Brasil, para a paleontologia do Brasil. Estamos recebendo um material de valor inestimável. Estamos recuperando nosso patrimônio que vai direto para o nosso museu. Vamos receber esse material, trabalhar ele cientificamente e apresentar ele para a sociedade", afirmou Allysson Pinheiro, diretor do museu.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.