Frase de Lula sobre homem negro levanta debates na Internet

Discurso ocorreu em evento em Sorocaba, no interior de São Paulo na última quinta-feira (21)

Por Da Redação
Às

Atualizado
Frase de Lula sobre homem negro levanta debates na Internet

Foto: Créditos: Reprodução/ CanalGOV

Uma fala do presidente Lula durante um evento em Sorocaba, no interior de São Paulo, na última quinta-feira (21) deixou alguns internautas indignados. Nela, o presidente afirma que mandou jogar um a página fora de uma propaganda em que aparecia uma mulher com traços europeus ao lado de um homem negro e sem dentes.

"Se fosse Bolsonaro falando essa mesma fala pode ter certeza que iria ser notícia até no Japão!", comentou um internauta. "Qualquer pessoa com um neurônio funcionando entendeu que se trata do preconceito da revista gringa", disse outro. 

O material estaria presente em uma revista preparada pelo antigo ministro de Desenvolvimento Agrário para um congresso na Alemanha. O comentário do presidente repercutiu nas redes com recortes do momento.

O evento foi divulgado em live pelo CanalGOV, no Youtube, intitulado “Presidente Lula entrega 400 novas Unidades Odontológicas (UOM) em Sorocaba (SP)”. A fala que repercutiu nacionalmente é dita a partir do minuto 46:15.

Lula chega a questionar chegou a questionar o ministro se a escolha da foto não teria sido preconceituosa e afirma que a situação inspirou o programa Brasil Sorridente, uma iniciativa para cuidados com a saúde bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia na íntegra o discurso do presidente:

“Eu tinha um ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, que foi participar de um congresso de propriedade rural de pequenos na Alemanha e ele fez uma revista maravilhosa, bonita. E no meio da revista, tinha uma capa com uma senhora bonitona. Devia ser filha de italiana ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sorrindo […] e do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente aqui na boca. Eu chamei o ministro e perguntei: ‘Escuta aqui. Por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?’. Aí eu lembrei do Joãozinho Trinta: ‘Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa’. Eu falei para ele [o ministro]: ‘Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente’. E aí eu resolvi criaro Brasil R o Brasil Sorridente”, disse o presidente.

Assista:


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário