Fraudes no comércio eletrônico chegam a quase R$ 6 bilhões em 2022
Ao todo foram 5,6 milhões de tentativas de fraude no mercado online brasileiro no ano passado

Foto: Reprodução
Um estudo realizado pelo Mapa da Fraude apontou que as fraudes no comércio eletrônico brasileiro, totalizaram quase R$ 6 bilhões de perdas em 2022. Foram analisados mais de 312 milhões de pedidos via e-commerce através de Cartão de Crédito, e as ações fraudulentas totalizaram R$5,8 bilhões no ano.
A pesquisa também apontou que os maiores alvos dos fraudadores são os celulares (8,2%), com tíquete médio de R$ 2.650. Em seguida, aparecem eletrônicos (8%, com tíquete médio de R$ 2.442) e informática (4,3%, a R$ 2.589). Essas categorias aparecem no ranking como as fraudes que mais acontecem todos os anos, porque tem maior liquidez e facilidade em mercados.
Entre as regiões do Brasil, a Norte aparece com o maior índice de fraude no comércio eletrônico com 3,4% sobre a quantidade total de transações, seguidos de Nordeste com 2,8%, Centro Oeste com 2,5%, Sudeste com 2,1% e Sul com 1,1%.