Frente parlamentar discute políticas de assistência para idosos na ALBA
Dentre os principais assuntos discutidos estão a Reforma da Previdência e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Foto: Divulgação / Ascom ALBA
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo deputado José de Arimateia (PRB), recebeu na manhã da segunda-feira (19) a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Federal, presidida pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) para tratar sobre o envelhecimento e políticas públicas para a população idosa no Estado da Bahia.
Com este panorama, os principais eixos trabalhados pela Comissão da Câmara dos Deputados tratam: a Reforma da Previdência e o Benefício de Prestação Continuada (BPC); os planos de saúde; as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e a política de cuidado; a violência financeira; a feminização do envelhecimento; e o mercado de trabalho e turismo.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo IBGE em 2017, o Brasil possui 30 milhões de idosos. Desde 2012, a população com idade acima de 60 anos cresceu 19% e as mulheres representam a maioria dessa faixa etária (56%). Além disso, nas próximas duas décadas, a quantidade de idosos deverá superar a de crianças e adolescentes de até 15 anos. Hoje há 25 milhões de idosos no Brasil, daqui a nove anos haverá 36 milhões e, em 2050, um terço da população brasileira será composta de pessoas acima dos 60 anos.


