Funcionário baiano da Petrobras morre em acidente na Coreia do Sul durante testes da plataforma de petróleo
Rodrigo Reis Barreto, de 39 anos, caiu no mar após colapso de estrutura; sindicato e FUP manifestam pesar

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rodrigo Reis Barreto, petroleiro baiano de 39 anos, morreu nesta terça-feira (2) após um acidente durante testes na plataforma P-79, em construção no Estaleiro Hanwha, em Geoje, na Coreia do Sul. Natural de Paulo Afonso (BA) e residente no Rio de Janeiro, Rodrigo trabalhava como Técnico de Segurança na Petrobras desde 2011 e era filiado ao Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) desde 2014.
De acordo com a Petrobras, o acidente ocorreu durante um teste de carga do sistema de Offloading, quando parte da estrutura colapsou e Rodrigo caiu no mar. Ele foi resgatado após buscas, mas não resistiu. A estatal informou que constituiu uma comissão de investigação para apurar as causas do acidente e está prestando apoio à família do trabalhador.
O Sindipetro-NF, por meio da assistente social Danielle Brandão e diretores sindicais, se colocou à disposição da família e manifestou condolências. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) publicou nota de pesar e destacou a necessidade de transparência na apuração do acidente.
O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, afirmou: “É inadmissível que um trabalhador saia de casa para vender sua força de trabalho e não volte para sua família. Cada vida perdida é uma ferida aberta que não podemos aceitar. A vida dos trabalhadores deve estar acima de qualquer meta ou cronograma de produção”.
Rodrigo deixa esposa e dois filhos. Segundo informações iniciais, o corpo será trasladado para Recife (PE), onde residem os familiares. Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento.
A P-79 está em fase final de construção e tem previsão de entrar em operação no Brasil em 2026, no campo de Búzios 8, no pré-sal da Bacia de Santos.