Fundo de População da ONU reproduz recomendações para direitos das meninas em prédio de Salvador
Ação foi apoiada pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia.

Foto: Divulgação/Fundo de População das Nações Unidas
O Fundo de População das Nações Unidas no Brasil projetou em um prédio de Salvador uma lista de recomendações para garantia dos direitos das meninas e jovens mulheres, no mês que é comemorado o Dia Internacional da Menina.
A lista tem como objetivo central chamar atenção da sociedade sobre os direitos das meninas, como o papel e a contribuição estratégica para o desenvolvimento sustentável. A projeção das recomendações aconteceu das 19h às 23h, no residencial Villa de Las Violetas, que fica localizado na rua Oito de Dezembro, no bairro da Graça. A ação foi apoiada pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia.
De acordo com o indicado pelo último relatório global do UNFPA, Situação da População Mundial 2020, o casamento infantil está diretamente ligado à pobreza, desigualdade social e baixa escolaridade em todo mundo.
No Brasil, uma a cada quatro meninas se casa antes de completar 18 anos, o que equivale a um índice de 26%, sendo a média mundial de 20%. Um menina que hoje casa cedo também possui mais chances de encarar a gravidez e o parto de maneira precoce, com possibilidades maiores de morrer em decorrência de complicações na gravidez.
A campanha, que foi lançada em 2018, tem intenção de mobilizar todo Brasil com ações de apoio e empoderamento das mulheres adolescentes para adotar decisões autônomas relacionadas a sexualidade e vida produtiva, em questões que envolvem saúde e corpo, engravidar ou não, quando e quantos filhos ter, além de diferentes vivências da maternidade.