Furacão Dorian chega às Bahamas com ventos de 295 km/h
Moradores de Ábaco já sofrem com enchentes, e há relatos de casas destruídas

Foto: Reprodução
Segundo informações do Centro Nacional de Furacões (NHC) em Miami, o Furacão Dorian chegou às Bahamas com ventos de 295 km/h.
Com classificação 5, a mais alta existente, o fenômeno chegou às Ilhas Ábaco às 12h40 no horário local (13h40 em Brasília).
Moradores já sofrem com enchentes, e há relatos de casas destruídas. De acordo com a agência Reuters, as casas da ilha são construídas para suportar ventos de pelo menos 241 km/h – menos do que as rajadas de vento provocadas pelo furacão. Alarmes de carros soaram por toda a ilha, onde já se vê metais retorcidos.
O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse em uma entrevista que "uma tempestade mortal e monstruosa" atinge a região. Segundo ele, 73 mil pessoas e 21 mil casas correm riscos com a tempestade.
Minnis emitiu ordem de evacuação para residentes em áreas vulneráveis desde sexta-feira (31), mas observou que muitas pessoas não deram atenção a seus avisos. Em Guana Cay, a maioria dos moradores optou por ficar, apesar do apelo do primeiro-ministro.