Fux decide que estados podem cobrar ICMS sobre energia elétrica

Na ação, magistrado suspendeu trecho de lei sancionada no ano passado

Por Da Redação
Ás

Fux decide que estados podem cobrar ICMS sobre energia elétrica

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu que os estados podem voltar a cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os serviços de transmissão e distribuição da energia elétrica. Na decisão, o magistrado suspendeu o trecho de uma lei sancionada no ano passado que determinava que o ICMS não incidia sobre esses serviços. 

A liberação atendeu a um pedido apresentado pelo Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg). De acordo com Fux, a medida era necessária devido a "prejuízos bilionários sofridos pelos cofres estaduais". "A estimativa é a de que, a cada 6 meses, os Estados deixam de arrecadar, aproximadamente, 16 bilhões de reais", escreveu.

O ICMS é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados. Para Fux, "existe a possibilidade de que a União tenha exorbitado seu poder constitucional, imiscuindo-se na maneira pela qual os Estados membros exercem sua competência tributária".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.