Galícia aposta em reconstrução e identidade no retorno à elite do Baianão

Após oito anos fora da Série A, Granadeiro volta ao Campeonato Baiano com projeto baseado na base, organização interna e resgate da tradição, mesmo após derrota na estreia.

Por Samara Figueiredo
Às

Atualizado
Galícia aposta em reconstrução e identidade no retorno à elite do Baianão

Foto: Divulgação / Galícia

De volta à Série A do Campeonato Baiano após oito anos, o Galícia vive um momento simbólico de reconstrução dentro e fora de campo. O retorno à elite estadual em 2026 marca mais um capítulo na história de um dos clubes mais tradicionais do futebol baiano, fundado em 1933 por imigrantes espanhóis e dono de um passado marcado por títulos, campanhas nacionais e forte identidade cultural. Apesar da derrota na estreia do Baianão, o clube projeta um campeonato de consolidação e ambições maiores.

Com 93 anos de história, o Granadeiro busca resgatar valores que o colocaram entre as principais forças do estado ao longo do século XX. Campeão baiano em cinco oportunidades e primeiro tricampeão estadual, entre 1941 e 1943, o Galícia também já disputou competições nacionais e viveu momentos de destaque antes de enfrentar longos períodos de instabilidade e afastamento da elite.

Atual presidente do clube, José Manuel Muiños destaca que o retorno à primeira divisão é fruto de um trabalho que vai além dos resultados esportivos. Segundo ele, a atual gestão tem como foco a recuperação da identidade institucional e a aproximação com as novas gerações.

“Hoje o nosso trabalho é realmente para resgatar essa identidade que o clube tem, essa tradição de um clube de 93 anos que já conquistou campeonatos estaduais e disputou competições nacionais com belas campanhas. A gente tem trabalhado muito com os garotos, com projetos de escolinha, e observado muitos jovens se identificando com o Galícia”, afirmou o presidente.

Além do investimento na formação, o dirigente ressalta o compromisso com a organização administrativa como pilar do processo de reconstrução.

“A gente também busca resgatar a imagem de um clube correto, que paga suas obrigações em dia. Fomos o primeiro clube a fazer um acordo trabalhista baseado na nova lei do futebol. Esses são os processos que estamos desenvolvendo nesse resgate”, completou.

Dentro de campo, o desafio é equilibrar juventude, pressão e tradição. Responsável por comandar o Galícia neste retorno à elite, o técnico Edson Fabiano reconhece o peso da camisa granadeira e a responsabilidade de representar o clube em um momento tão simbólico.

“A responsabilidade é muito grande por estar representando o Galícia. Conseguimos um acesso importante depois de sete anos e a ideia é fazer um trabalho forte, buscar a permanência na primeira divisão e, quem sabe, vagas para competições nacionais”, destacou o treinador.

Nascido e criado em Salvador, Edson carrega uma relação afetiva com o clube e entende a cobrança natural que acompanha um time de história pesada no futebol baiano.

“Eu cresci vendo o Galícia enfrentando Bahia e Vitória. A gente sabe da importância desse clube e da sua torcida fanática. A pressão faz parte do futebol, mas a gente foca no trabalho, em treinar, em preparar a equipe para vencer, com coragem e personalidade”, disse.

Valorização da base 

Um dos pilares do projeto do Galícia para a temporada é a valorização da base. O treinador revelou que o elenco profissional conta com 11 atletas das divisões de base, reflexo de um trabalho iniciado ainda na Série B do baiano.

“É um time jovem, com média de 26 anos. A ideia é colocar esses garotos para jogar, buscar resultados e também revelar atletas. Futuras negociações são importantes para gerar recursos e melhorar a estrutura do clube”, explicou.

O planejamento do elenco foi detalhado pelo diretor de futebol Jayme Brandão, que ressaltou a manutenção de uma base do time que conquistou o acesso em 2025, aliada à chegada de jogadores mais experientes.

“Mantivemos principalmente a base defensiva do grupo que conquistou o acesso. Trouxemos alguns atletas mais rodados e utilizamos bastante jogadores da base. Fizemos essa mescla entre experiência e juventude, acreditando que é um bom caminho para um campeonato tão físico”, afirmou.

Mesmo com o tropeço na estreia, o discurso interno é de confiança no trabalho realizado durante a pré-temporada, que durou cerca de 40 dias.

“O torcedor pode esperar um time aguerrido, com fome, com muita vontade de alcançar os objetivos do clube. Foi um grupo muito dedicado nesse período e a gente está otimista para colocar em prática tudo que foi feito”, concluiu o diretor.

Após anos entre licenças, divisões inferiores e tentativas frustradas de acesso, o Galícia retorna à elite do futebol baiano em 2026 buscando não apenas resultados imediatos, mas a reconstrução de um projeto que conecta passado, presente e futuro. Mesmo diante das dificuldades naturais do retorno, o clube aposta em planejamento, identidade e formação para escrever um novo capítulo de sua história.

Lanterna da competição, o Galícia volta a campo nesta quarta-feira (14), às 17h, onde receberá a Juazeirense em confronto válido pela 2ª rodada do estadual. A partida vai acontecer no Estádio Roberto Santos, o Pituaçu. Isso ocorre após o recebimento do alvará de funcionamento do estádio na noite da última segunda-feira (12). De acordo com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), houve um acordo com Polícia Militar, Sudesb, Ministério Público e clubes para a utilização do estádio. O time Granadeiro vai em busca dos seus primeiros pontos no Campeonato Baiano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.