• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Galípolo diz que o mercado de trabalho é o 'mais exuberante' em 3 décadas e prevê juros altos por mais tempo

Galípolo diz que o mercado de trabalho é o 'mais exuberante' em 3 décadas e prevê juros altos por mais tempo

Geração de emprego formal pressiona inflação e impede que o país de atinja o centro da meta inflacionária de 3%, disse o presidente do BC

Por Da Redação
Às

Atualizado
Galípolo diz que o mercado de trabalho é o 'mais exuberante' em 3 décadas e prevê juros altos por mais tempo

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira (6) que o mercado de trabalho no Brasil é o “mais exuberante das últimas três décadas” e que prevê a manutenção da Taxa Básica de Juros da economia brasileira (Selic) em um "patamar restritivo por um período bastante prolongado".

Em palestra realizada na Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), em São Paulo, Galípolo afirmou que esse período de geração de emprego formal produz pressões inflacionárias que impedem o país de atingir o centro da meta inflacionária de 3%, com tolerância de 1,50 ponto percentual, chegando a 4,5% no ano.

Segundo ele, "é menos um crescimento de gente que está chegando no mercado de trabalho por questão de crescimento demográfico e mais de gente que voltou para a força de trabalho. E isso tem impulsionado esse crescimento".

"O Banco Central vê com bons olhos a gente ter tido um mercado dinâmico e ter crescido, mas a questão é: pra gente conseguir continuar crescendo sem ter uma pressão inflacionária, é muito importante que esse crescimento se dê também por aumento de produtividade. Uma produtividade que permita a gente ter uma sustentabilidade e duração mais longa desse crescimento”, declarou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.