Geddel articula candidatura do primo Jayme Vieira Lima à Câmara em 2026
Inelegível, ex-ministro aposta em novo nome da família para manter influência política na Bahia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Mesmo fora das urnas por determinação judicial, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) prepara um sucessor para disputar vaga na Câmara dos Deputados em 2026. O escolhido é o advogado Jayme Vieira Lima, presidente estadual do MDB na Bahia e primo de Geddel. As informações são do portal Metrópoles.
Na última quinta-feira (11), Jayme participou do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, em Salvador, onde posou ao lado do ex-presidente Michel Temer (MDB). A movimentação reforça a estratégia do grupo político de Geddel para manter espaço no Legislativo.
Entre 2014 e 2018, a família Vieira Lima esteve representada na Câmara por Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), irmão do ex-ministro. Lúcio não conseguiu se reeleger em 2018, mas o clã continua exercendo influência política. Foi Geddel, por exemplo, quem indicou o atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), aliado da gestão de Jerônimo Rodrigues (PT).
O ex-ministro, no entanto, permanece marcado pelo episódio das malas de dinheiro encontradas em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, em 2018. A Polícia Federal apreendeu nove malas no local, que segundo as investigações, eram usadas por Geddel para armazenar os valores.
Denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por lavagem de dinheiro e associação criminosa, ele chegou a cumprir pena no Complexo da Papuda, em Brasília.