Gestação na adolescência cai 37% em 20 anos, diz estudo

Apesar da queda, para ginecologistas o número ainda é preocupante

Por Da Redação
Às

Gestação na adolescência cai 37% em 20 anos, diz estudo

Foto: Ana Nascimento/MDS/Portal Brasil

O Brasil registrou uma queda de 37,2% no número de adolescentes grávidas, de acordo com o estudo realizado pela ginecologista Denise Leite Maia Monteiro, secretária da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Infanto Puberal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Foram levantados dados de de mães entre 10 e 19 anos de idade, entre os anos de 2000 e 2019. Em 2000, segundo a pesquisa, as mães adolescentes foram responsáveis por 23,4% do total de nascidos vivos no país. Já em 2019, esse índice passou para 14,7%.  

No entanto, o estudo alerta que, mesmo com queda, o número ainda é preocupante.  Dados do DataSUS/Sinasc apontam que a cada dia ocorrem cerca de 1.150 nascimentos de filhos de adolescentes. “As complicações gestacionais e no parto representam a principal causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos mundialmente, pois existe maior risco de eclâmpsia, endometrite puerperal, infecções sistêmicas e prematuridade, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ainda há consequências sociais e econômicas como rejeição ou violência e interrupção dos estudos, comprometendo o futuro dessas jovens”, disse a médica, no estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário