Gigantes globais iniciam boicote a anúncios no Facebook
Incentivado pela organização não governamental Stop Hate for Profit, o protesto começou na quarta-feira (1)

Foto: Reprodução
O boicote de anunciantes às plataformas do Facebook começou na quarta-feira (1), nos Estados Unidos. As gigantes globais estenderam a suspensão da veiculação de anúncios no Facebook e no Instagram em outros países, incluindo o Brasil , entre elas Coca-Cola, Heineken, Microsoft, Beiersdorf e Volkswagen.
O protesto, que foi Incentivado pela organização não governamental Stop Hate for Profit, se concentra principalmente nas mensagens de ódio racial propagadas na rede social, mas também abrange questionamentos sobre como a empresa lida com informações de origem duvidosa ou notícias falsas. A suspensão deve se estender por julho.
De acordo com o Estadão, entre as marcas brasileiras, a posição ainda é de “esperar para ver”. Algumas empresas disseram, ainda segundo o Estadão, que o boicote se restringe a problemas concentrados nos Estados Unidos, ainda que a disseminação de discurso de ódio associado a notícias falsas em redes sociais no Brasil seja até alvo de uma investigação pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre as empresas que estão acompanhando a situação estão o Magazine Luiza e a Natura. De acordo com fontes do mercado publicitário, ainda que o movimento dos grandes anunciantes seja importante para chamar a atenção para a falta de curadoria de conteúdo do Facebook, a maior parte da arrecadação das plataformas está concentrada em pequenos negócios. A estimativa é que cerca de 75% dos anúncios online sejam feitos por empresas de pequeno e médio porte.