Giorgia Meloni nomeia para governo da Itália deputado que foi visto com suástica
Galeazzo Bignami provocou indignação em 2016

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Recém-empossada como primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni entrou em mais uma polêmica ao escolher Galazzo Bignami como subsecretário do Ministério da Infraestrutura. O político do partido Irmãos da Itália, mesma sigla da premiê, teve uma foto divulgada por um jornal italiano na qual aparece usando uma braçadeira com o símbolo nazista.
A foto, publicada em 2016 e relembrada nesta semana, teria sido tirada em sua despedida de solteiro, em 2005. Na época, Bignami disse se tratar apenas de uma “diversão leviana”. Porém, na última segunda-feira (31), ele mudou o discurso e se disse “profundamente envergonhado” pela foto com a braçadeira nazista e condenou firmemente “qualquer forma de totalitarismo”, além de descrever o regime alemão como “o mal absoluto”.
Na terça-feira (1°), associações e grupos da oposição condenaram a escolha do político. “Esta é uma ofensa, uma indecência contra a Constituição, a história, a memória e as vítimas da suástica. Que vergonha, Meloni”, disse Marco Furfaro, deputado do Partido Democrata. Bignami servirá sob o líder do partido de direita da Liga, Matteo Salvini, que é o ministro da infraestrutura e vice-primeiro-ministro.


