Globo não poderá exibir púlpito de Lula vazio em debate, determina TSE

Decisão foi emitida após pedido do PT; debate acontece nesta quinta (1º)

Por Da Redação
Às

Globo não poderá exibir púlpito de Lula vazio em debate, determina TSE

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a Globo não poderá exibir o púlpito vazio do presidente Lula (PT), candidato à reeleição, durante debate presidencial nesta quinta (1º).

A decisão liminar foi proferida pela ministra Estela Aranha, suspendendo a regra da "Ata Debate Presidencial 2026", que previa a exibição do local vazio, com o nome do candidato ausente. A norma também permitia que os demais participantes fizessem perguntas a Lula, sem direito de resposta imediata. 

A medida foi tomada a pedido do PT. O partido argumentou que a norma poderia desequilibrar a disputa eleitoral, ferindo princípios da isonomia, normalidade da competição, e proteção aos direitos políticos e da honra do candidato ausente. 

O entendimento da ministra foi que a exibição destacada da ausência de Lula e questionamentos direcionados a ele poderiam ferir o caráter informativo do debate e gerar efeitos negativos, como constrangimento público e pressão indevida. 

O tribunal destacou ainda que a participação em debates não é obrigatória, amparada por lei, e que impor sanções indiretas por ausência pode configurar cerceamento de direitos políticos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.