GM celebra 17 milhões de veículos produzidos no Brasil

Marca tem três unidades fabris nos estados de SP e RS

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

GM celebra 17 milhões de veículos produzidos no Brasil

Desde 1925 instalada por aqui, a General Motors celebra a marca de 17 milhões de veículos fabricados no país. A empresa possui três fábricas em São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Só no ano passado foram emplacadas 338 mil unidades em terras brasileiras onde a marca lidera as vendas no ranking geral com o Onix e nos sedãs com o Onix Plus. 

Nos últimos anos a Chevrolet tem feito ciclos de investimentos em novos produtos. No período entre 2014 e 2019 a marca investiu R$ 13 bilhões. Com isso, foi possível atualizar e ampliar as fábricas, produzir motores de três cilindros turbo e aspirado, instalar Wi-Fi dentro dos carros e, também, desenvolver a indústria 4.0 com realidade virtual, rebocadores autônomos, pintura sem utilização de água, robôs atualizados remotamente e produção automatizada.

Além disso, a empresa já planeja um novo ciclo de investimentos. A marca deve investir R$ 10 bilhões nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos. O novo aporte financeiro deve trazer veículos inéditos ao país, além de ampliar a oferta de equipamentos de conectividade.

Vale dizer que é em Gravataí que a marca produz o Onix e Onix Plus, que são os líderes do mercado automotivo nacional. São necessários menos de 22 dias para produzir 25 mil unidades dos modelos. A capacidade de produção da marca no Brasil é de 740 mil unidades por ano.

Em solo brasileiro, a GM já fabricou caminhões, ônibus, carrocerias, peças e até geladeiras para a marca Frigidaire. Atualmente, a fábrica de São Caetano do Sul produz cinco modelos diferentes na mesma linha de montagem. Ao instalar-se no país em 1925 a GM montava automóveis e utilitários com kits vindos dos EUA. A nacionalização se consolidou nos anos 1950 com a linha de utilitários e o primeiro automóvel a ser fabricado aqui foi o Opala em 1968.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.