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GM restaura clássicos como Opala, Monza, Kadett e S10 em projeto “Vintage”

Projeto é recuperar ao menos 10 veículos e reverter a renda para ações de caridade

Por Marcos Camargo Jr.
Às

GM restaura clássicos como Opala, Monza, Kadett e S10 em projeto “Vintage”

Para celebrar os 100 anos de atuação no país, a Chevrolet apresentou os primeiros veículos restaurados dentro do projeto Vintage. A iniciativa prevê a recuperação de dez modelos históricos em um primeiro lote, seguindo padrões originais e sob supervisão da engenharia da marca.

O processo envolve curadoria da GM, documentação técnica, restauração completa, validação dinâmica e certificação oficial da fabricante. O mercado de carros antigos no Brasil é estimado em R$ 33 bilhões, com mais da metade concentrada em serviços de funilaria e pintura.

Entre os quatro primeiros modelos prontos estão o Monza 500 EF 1990, primeiro Chevrolet nacional com injeção eletrônica, e o Omega CD 1994, referência de luxo, que recebeu motor atualizado com kit exclusivo Irmscher 3.6L. Também foram apresentados um Opala SS 1979 em configuração restomod, com motor 4.1L atualizado para injeção eletrônica, e a S10 Rally 2004, criada originalmente para o Rally dos Sertões e agora adaptada para rodar nas ruas. Um quinto modelo, o Kadett GSi 1992, está em fase final de acabamento.

Segundo a GM, dos cerca de 500 mil veículos antigos da marca ainda em circulação no Brasil, 345 mil foram produzidos entre 1976 e 1995 — período classificado pela empresa como a era dos “neoclássicos”.

“Queremos trazer de volta carros que marcaram a história da Chevrolet no país. Entre os 45 milhões de veículos que circulam no Brasil, 3% são antigos, e desse universo cerca de 500 mil são Chevrolet”, explica Emerson Fischler, engenheiro da GM há 30 anos e diretor do projeto

 

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