Tecnologia

Golpe do WhatsApp clonado já fez mais de 8 milhões de vítimas no Brasil

Segundo pesquisa, crime faz 23 novas vítimas todos os dias

Por Da Redação
Ás

Golpe do WhatsApp clonado já fez mais de 8 milhões de vítimas no Brasil

Foto: Pixabay

Segundo pesquisa realizada pela PSafe, desenvolvedora de aplicativos de segurança o crime de clonagem de WhatsApp já atingiu 8,5 milhões de brasileiros. O levantamento mostra que, a cada dia, 23 pessoas são vítimas dessa modalidade de golpe em todo o país. Dentre os principais prejuízos trazidos pela clonagem do mensageiro estão o vazamento de conversas privadas, envio de links maliciosos para outros contatos e solicitações de dinheiro aos amigos.

Apesar de não ser inédito, o golpe ganhou destaque este ano no país, devido aos inúmeros relatos de usuários que foram vítimas de cibercriminosos. Somente no primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 134 mil tentativas de roubo de WhatsApp. Sessões ativas desconhecidas no WhatsApp Web e atividades suspeitas na conta podem ser indícios de que o mensageiro está sendo clonado.

"Para clonar uma conta de WhatsApp, o cibercriminoso cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima. Depois, ela é induzida a fornecer esse código ao hacker e, em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada", explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário