Golpe que ameaça de vazamento de imagens íntimas na internet cresce na pandemia

Analistas bloquearam mais de 16,4 mil ataques desse tipo no Brasil em um mês

Por Da Redação
Ás

Golpe que ameaça de vazamento de imagens íntimas na internet cresce na pandemia

Foto: Reprodução/ Pixabay

Apenas em janeiro de 2021, mais de 500 mil tentativas de golpes de extorsão com ameaça de vazamento de imagens íntimas foram bloqueados em todo mundo, de acordo com a empresa de cibersegurança Avast. 

Os analistas bloquearam mais de 16,4 mil ataques desse tipo somente no Brasil entre 12 de janeiro e 12 de fevereiro. Segundo a empresa, a maioria dos ataques aconteceram no Reino Unido e nos Estados Unidos. 

De acordo com a Avast, o método utilizado pelos criminosos é sempre o mesmo: eles enviam e-mails aos usuários, afirmando que gravaram momentos íntimos, normalmente por meio da webcam, e ameaçam divulgá-los publicamente, a menos que a vítima faça um pagamento por meios eletrônicos. O ideal nesse caso é ignorar o e-mail, já que normalmente as alegações são falsas.

Com a alta utilização de serviços de videoconferência, eles dizem que teriam acessado a a câmera do usuário, por meio de uma suposta falha de segurança dos aplicativos, e registrado imagens de "um ato sexual" que seriam divulgadas a não ser que a vítima faça um pagamento de US$ 2 mil (cerca de R$ 11 mil) em bitcoins.

Em outros casos, os criminosos enviam um e-mail dizendo que instalaram um trojan na máquina do usuário há meses e desde então gravaram tudo o que aconteceu por meio de microfone e webcam.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário