Golpe que ameaça de vazamento de imagens íntimas na internet cresce na pandemia

Analistas bloquearam mais de 16,4 mil ataques desse tipo no Brasil em um mês

[Golpe que ameaça de vazamento de imagens íntimas na internet cresce na pandemia]

FOTO: Reprodução/ Pixabay

Apenas em janeiro de 2021, mais de 500 mil tentativas de golpes de extorsão com ameaça de vazamento de imagens íntimas foram bloqueados em todo mundo, de acordo com a empresa de cibersegurança Avast. 

Os analistas bloquearam mais de 16,4 mil ataques desse tipo somente no Brasil entre 12 de janeiro e 12 de fevereiro. Segundo a empresa, a maioria dos ataques aconteceram no Reino Unido e nos Estados Unidos. 

De acordo com a Avast, o método utilizado pelos criminosos é sempre o mesmo: eles enviam e-mails aos usuários, afirmando que gravaram momentos íntimos, normalmente por meio da webcam, e ameaçam divulgá-los publicamente, a menos que a vítima faça um pagamento por meios eletrônicos. O ideal nesse caso é ignorar o e-mail, já que normalmente as alegações são falsas.

Com a alta utilização de serviços de videoconferência, eles dizem que teriam acessado a a câmera do usuário, por meio de uma suposta falha de segurança dos aplicativos, e registrado imagens de "um ato sexual" que seriam divulgadas a não ser que a vítima faça um pagamento de US$ 2 mil (cerca de R$ 11 mil) em bitcoins.

Em outros casos, os criminosos enviam um e-mail dizendo que instalaram um trojan na máquina do usuário há meses e desde então gravaram tudo o que aconteceu por meio de microfone e webcam.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!