Relatório aponta que roubo de contas foi o principal crime financeiro on-line de 2020

A companhia apontou que o crescimento do uso de ferramentas digitais durante a pandemia

[Relatório aponta que roubo de contas foi o principal crime financeiro on-line de 2020 ]

FOTO: Altieres Rohr/G1

De acordo com um relatório da empresa de cibersegurança russa Kaspersky, os roubos de contas financeiras pela internet cresceram durante o ano de 2020. O salto para esse tipo de ataque foi de 20% em relação a 2019 e representou mais da metade das transações fraudulentas ao redor do mundo. A companhia apontou que o crescimento do uso de ferramentas digitais durante a pandemia, como o internet banking e o comércio eletrônico, impulsionou o interesse dos criminosos e abriu mais brechas para golpes.

Grande parte desses ataques acontecem com o uso de engenharia social, quando um criminoso convence a vítima a passar informações. Os esquemas mais comuns para tomar as contas financeiras são os de "salvadores" e de "investidores", segundo a Kaspersky.

Os "salvadores" fingem ser especialistas em segurança e ligam para clientes de bancos como se fossem funcionários que estão oferecendo ajuda. Eles avisam sobre cobranças ou pagamentos suspeitos e pedem para que a vítima confirme dados de sua identidade e até mesmo o token de acesso à conta (muitas vezes disponível em um aplicativo do banco). Em outros cenários, eles podem solicitar que a vítima instale um aplicativo de acesso remoto, como se isso fosse necessário para solucionar o problema.

Já os "investidores" fingem ser funcionários de uma empresa de investimentos ou consultores do banco e pedem dados que dão acesso às contas bancárias.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!