Google lança experimento que permite "ouvir os sons das cores"

Projeto foi inspirado no pintor russo Wassily Kandinsky

Por Da Redação
Ás

Google lança experimento que permite "ouvir os sons das cores"

Foto: Google/Divulgação

A Google Arts & Culture lançou o experimento Play a Kandinsky, um projeto interativo de sinestesia que faz com que um sentido acione outro, fazendo as pessoas ouvirem “os sons das cores”. O experimento, inspirado no pintor russo Wassily Kandinsky, é uma ferramenta de inteligência artificial que proporciona uma experiência semelhante à do artista expressionista. Neste caso, Kandinsky ficou conhecido por criar quadros com base nas cores e formas que enxergava enquanto ouvia música.

O experimento, desenvolvido em colaboração com o Centro Pompidou de Paris, imagina as melodias que o artista ouviu ao pintar o quadro “Yellow, Red, Blue” de 1925. Usando as relações entre cores, formas e sons descritos pelo artista, os pesquisadores da Google treinaram a rede neural Transformer com as músicas da época. A partir disso, eles usaram uma inteligência artificial para gerar novas partituras.

“Um artista extraordinariamente talentoso, Kandinsky organizou ‘sons coloridos’ em ‘sinfonias de cores’. Assim, o caráter das cores refletia para ele as harmonias e dissonâncias de uma melodia”, descreve a equipe do Play a Kandinsky. Embora não reproduza as conexões entre as imagens e sons que um sinestésico sente, o projeto interativo é uma exploração intrigante das conexões entre música e pintura.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.