Google: principal negócio da empresa está desacelerando em meio a temores de recessão

Alphabet divulgou resultados do 3º trimestre, que ficaram aquém das estimativas de analistas

[Google: principal negócio da empresa está desacelerando em meio a temores de recessão]

FOTO: Pixabay

A empresa controladora do Google, Alphabet, divulgou na terça-feira (25) resultados do terceiro trimestre que ficaram aquém das estimativas de analistas de Wall Street para vendas e lucros, devido na maioria a uma forte desaceleração no crescimento de seu principal negócio de publicidade.

De acordo com a empresa, foi registrada receita de quase US$ 69,1 bilhões, um aumento de apenas 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As receitas de publicidade do Google cresceram apenas 2,5% ano a ano, em comparação com o crescimento de 43% registrado há um ano.

O negócio de anúncios do YouTube, que compete com o TikTok, foi especialmente atingido, com a receita caindo quase 2% em relação ao trimestre do ano passado.

Enquanto isso, o lucro líquido do Google foi de US$ 13,9 bilhões, uma queda de mais de 26% em relação ao ano anterior e bem abaixo dos US$ 16,6 bilhões projetados por analistas. As ações da empresa caíram 6% nas negociações após o expediente na terça-feira após o relatório.

O CEO da Alphabet e do Google, Sundar Pichai, acenou para o clima econômico mais difícil em um comunicado incluído nos resultados. “Estamos aprimorando nosso foco em um conjunto claro de prioridades de produtos e negócios”, disse Pichai. “Estamos focados em investir com responsabilidade no longo prazo e em responder ao ambiente econômico.”

Empresas de tecnologia, incluindo o Google, relataram que começaram a sentir o impacto da queda nos gastos com anúncios online no trimestre anterior. Inflação alta, temores de recessão iminente e a guerra em curso na Ucrânia continuaram a pesar sobre a indústria.

O crescimento em outras áreas de negócios do Google também parece estar diminuindo. A receita do Google Cloud cresceu 37% ano a ano, uma desaceleração do crescimento de quase 45% registrado no mesmo trimestre do ano passado, e o prejuízo líquido do segmento aumentou para US$ 699 milhões, de US$ 644 milhões no mesmo trimestre do ano passado.

O prejuízo líquido do segmento “Outras Apostas” do Google, que inclui esforços de negócios como sua unidade de carros autônomos Waymo, também acelerou ano a ano durante o trimestre para US$ 1,6 bilhão.

“O Google teve um trimestre decepcionante, com o gigante das buscas superando nossas expectativas em quase todas as unidades de negócios, principalmente no segmento principal de busca de anúncios”, disse Jesse Cohen, analista sênior do Investing.com.

A CFO do Google, Ruth Porat, disse na teleconferência que o forte crescimento no quarto trimestre de 2021 dificultará as comparações de crescimento de receita de anúncios ano a ano com o trimestre atual, e que a força do dólar americano deve pesar cada vez mais sobre os resultados das empresas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!