Google tem contas apreendidas na Rússia e declara inadimplência

A afirmação foi realizada por um porta-voz da empresa, nesta quarta-feira (18)

[Google tem contas apreendidas na Rússia e declara inadimplência]

FOTO: Divulgação/Google

A subsidiária russa do Google declarou inadimplência depois que a companhia teve contas bancárias confiscadas pelo governo, impedindo o seu funcionamento no país. A afirmação foi realizada por um porta-voz da empresa, nesta quarta-feira (18).

"O confisco pelas autoridades russas da conta bancária do Google Rússia tornou insustentável o funcionamento de nosso escritório na Rússia, incluindo empregar e pagar funcionários [russos], pagar fornecedores e vendedores e cumprir outras obrigações financeiras", disse um funcionário da empresa.

O Google sofre pressão da Rússia há alguns meses, pelo fato de não excluir conteúdo que Moscou considera ilegal e por restringir acesso a alguns veículos de mídia do país no YouTube. Até o momento, a empresa não confirmou se outros confiscos ocorreram.

Em nota publicada no Fedresurs, registro oficial da Rússia, nesta quarta-feira, a subsidiária enviou "um aviso da intenção de se declarar insolvente". "Desde 22 de março de 2022, [a empresa] prevê a sua própria insolvência e incapacidade de cumprir obrigações", disse a nota.

Na terça-feira (17), o governo russo afirmou que não pretende bloquear o YouTube, reconhecendo que tal medida provavelmente prejudicará usuários do país.

Mikhail Oseevskiy, presidente-executivo da Rostelecom, afirmou que  o Google está operando normalmente no país, com todos os servidores, segundo a agência de notícias Tass. A receita da subsidiária russa do Google em 2021 foi de 134,3 bilhões de rublos, revelou o banco de dados de empresas russas da Spark, da Interfax.

A gigante da tecnologia interrompeu boa parte de suas operações comerciais na Rússia após Moscou invadir o território ucraniano em 24 de fevereiro. No entanto, pontuou que seus serviços gratuitos, incluindo busca, YouTube, Gmail, Maps, Android e Play, permanecerão disponíveis para usuários russos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!