Google testa recurso para reduzir consumo de dados ao abrir vídeos

Ferramenta vai forçar a exibição de vídeo em uma baixa resolução

[Google testa recurso para reduzir consumo de dados ao abrir vídeos]

FOTO: Reprodução

A versão beta do Chrome testa um novo recurso que promete reduzir o consumo de dados durante a reprodução de vídeos no navegador, contribuindo assim também para um melhor desempenho do browser. 

A novidade foi publicada pelo site TechDows, que explica que o modo LiteVideos força a exibição de vídeos com uma baixa resolução quando é ativado e, consequentemente, reduz os gastos dos dados móveis. Por outro lado, ele deixa as respostas de mídia limitadas. 

Mesmo com o usuário conectado a uma rede mais rápida, a função, um avanço do modo Lite já existente no Google Chrome. A ferramenta engana os sites visitados, fazendo parecer que ele está em uma rede lenta. Assim, os vídeos são exibidos em qualidade inferior, preservando a franquia de dados.

Como ativar o teste

Os interessados em testar o modo LiteVideos do Chrome, antes da chegada do recurso à versão estável, podem fazê-lo através do Chrome Canary, uma versão do navegador para desenvolvedores.

A novidade está disponível na versão Canary do Chrome 86, tanto no Android quanto no Windows e demais sistemas operacionais citados anteriormente. Depois de baixar o app no Google Play ou na página do Canary e de instalá-lo em seu dispositivo, é preciso ativar a função.

Isso pode ser feito digitando “chrome://flags” na barra de endereços e buscando por “LiteVideos” no campo de pesquisa. A seguir, ative as opções “Enable LiteVideos” e “Force LiteVideos decision”.


Comentários