Governadores de SC, RO e MG foram os gestores que menos cumpriram com as promessas feitas nas eleições de 2018
Rui Costa foi o governador que mais cumpriu promessas desde o início do mandato

Foto: Reprodução
Em dois anos e meio de mandato, os governadores dos estados e Distrito Federal cumpriram uma de cada quatro promessas feitas na campanha eleitoral de 2018. É o que indica o levantamento feito pelo G1, no qual mostra que 26% dos 1.157 compromissos assumidos pelos então candidatos foram integralmente cumpridos.
Das promessas não cumpridas pelos governos estaduais esse percentual fica em 50%. No fim de 2019, eram 62%.
Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:
Total de promessas: 1.157
Cumpridas: 299
Cumpridas em parte: 273
Não cumpridas ainda: 583
Não avaliadas: 2
Sobre as divisão promessas por temas, os mais impactados são turismo e mobilidade urbana, que lideram o ranking de promessas não cumpridas. Por outro lado, os compromissos envolvendo transparência, economia e administração são os maiores de percentuais.
Entre os governadores, o que mais fez promessas durante as eleições foi o gestor da Bahia, Rui Costa (PT), com 144 promessas. Destas, 36 foram cumpridas totalmente, 31 foram cumpridas parcialmente e as outas 77 ainda não foram realizadas.
Já dos que menos fizeram promessas estão os governadores de Santa Catarina, Rondônia e Minas Gerais. No caso de Santa Catarina, foram 13 promessas, sendo que quatro ainda não foram realizadas.
Sobre o governador de Rondônia, foram 13 promessas, sendo que ainda restam cinco para serem cumpridas. No caso do governador de Minas, são 14 promessas, sendo que nove ainda não foram iniciadas.
Levando em consideração o que mais fez promessas e que o menos fez promessas, Rui Costa é o governador que mais cumpriu com os temas sugeridos ao longo dos dois anos e meio do seu mandato. Foram 67 promessas cumpridas desde 2018, quando assumiu o cargo.


