/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governadores pedem a Bolsonaro compra de 54 milhões de doses da CoronaVac

Notícias
Brasil

Governadores pedem a Bolsonaro compra de 54 milhões de doses da CoronaVac

Ofício solicita permissão para que Estados realizem a compra direta das doses

Por Da Redação
Governadores pedem a Bolsonaro compra de 54 milhões de doses da CoronaVac
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Por meio de um ofício encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro, os governadores das unidades federativas solicitaram a compra de 54 milhões de doses da CoronaVac, que tem produção prevista pelo Instituto Butantan para os próximos meses. O documento também pede que caso o governo resolva não fechar o acordo, que permita que os estados realizem a compra diretamente.   

O ofício é assinado pelo coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Não há detalhamento de outros nomes envolvidos na elaboração do pedido.  

"A esse respeito, solicito ao Governo Federal celebração de contrato de compra firme do total de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, assim como o estabelecimento de acordo visando à apresentação do cronograma para a entrega das próximas doses, o que possibilitaria aos estados e municípios maior capacidade de planejamento na vacinação", diz o ofício. 

"Caso não seja possível confirmar a aquisição federal dos referidos imunizantes, pleiteio que seja viabilizada a opção de compra por parte dos estados brasileiros, conforme anteriormente aventado", completa.

O pedido dos governadores ocorre em meio à pressão do Butantan para que o Ministério da Saúde se manifeste sobre a possibilidade de adquirir o lote adicional de CoronaVac com 46 milhões de doses. 

No ofício, os governadores ressaltam a importância de que todas as doses disponíveis para o Brasil sejam adquiridas. "Dirijo-me a Vossa Excelência a fim de salientar a importância para o País da aquisição dos Insumos Farmacêuticos Ativos - IFAs previstos em contrato e necessários à produção de 100 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, bem como à produção de 100 milhões de doses vacina da Oxford/AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, totalizando 200 milhões de doses, as quais seriam essenciais para vacinação de aproximadamente metade da população brasileira". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102