Governadores pedem ajuda para aquisição de mais vacinas para covid-19

Em audiência pública, gestores falam das dificuldades financeiras para o combate à pandemia de covid-19

Por Da Redação
Ás

Governadores pedem ajuda para aquisição de mais vacinas para covid-19

Foto: Getty images

Durante a audiência pública na Comissão Temporária da Covid do Senado nesta segunda-feira (10), os governadores do Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul enfatizaram as dificuldades financeiras para o combate à pandemia de covid-19. Os gestores pediram ajuda para aquisição de vacinas já que, segundo eles, a imunização segue um ritmo bem menor do que o país necessita.

Apesar do alívio de 90% para 40% na ocupação de leitos no Maranhão, o governador do estado, Flávio Dino, destacou que a preocupação maior hoje é um “exaurimento dos recursos financeiros” de estados e municípios.

Na mesma audiência, o governador do Piauí, Wellington Dias, que também coordena as demandas ligadas à imunização no Fórum Nacional de Governadores, disse que está preocupado com as possíveis restrições adotadas pelos países que já alcançaram o que se chama de imunização em massa. Segundo ele, já são 11 países, entre eles, Israel e Reino Unido, e partir de junho, o número de países com essa medida vai crescer com Canadá, Estados Unidos, México e países da Europa.

Wellington ressaltou que outros países como China e até vizinhos do Brasil como Chile, Argentina e Bolívia, estarão na lista verde de países com elevada imunização. “E, do outro lado, o Brasil, com baixa imunização. Isso vai dar efeito na desigualdade, nas relações entre os países. Haverá seguramente um cuidado, uma exigência maior de se alcançar um patamar de imunização; não querem trazer para dentro novas variantes, e isso vai causar problemas”.

O governador do Piauí também defendeu que o Congresso Nacional ajude a intermediar o diálogo com as farmacêuticas produtoras de vacinas, como a Sinovac, Aztrazeneca e Pfizer para acelerar a chegada de doses ao país e avançar nas etapas do Plano Nacional de Imunização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.