Governadores pedem que governo federal amplie quantidade de doses da vacina da Índia

Gestores estaduais ainda pedem que Anvisa libere a vacina russa Sputnik V

[Governadores pedem que governo federal amplie quantidade de doses da vacina da Índia ]

FOTO: Reprodução

O Fórum Nacional de Governadores vai solicitar ao governo federal a compra demais vacinas produzidas pela Índia e mais matéria-prima da China para que sejam produzidas em território nacional. No entanto, o pedido ocorre em meio à dificuldade na importação dos dois produtos.  

Na última sexta-feira (22), o Brasil recebeu as duas milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca, fabricadas no Instituto Serum, da Índia. Porém, a previsão era que os imunizantes fossem entregues uma semana antes. A justificativa do país indiano foi que precisou esperar que o plano de vacinação fosse iniciado na Índia.

O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também enfrentam dificuldades para produzir a vacina pela falta do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), necessário para a fabricação das doses. Até o momento não há informações sobre um novo envio. 

A Fiocruz já anunciou que a entrega das primeiras doses produzidas terão que ser adiadas de fevereiro para março. Da mesma forma, o Butantan, que afirmou interromper a produção, já que os insumos não tem previsão de chegada.

Os governadores ainda pedem a liberação da vacina russa Sputnik V, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também tem perspectiva de liberar o registro, já que os testes para a vacina não foram realizados no Brasil, e esse é um dos requisitos para a aprovação. 


Comentários