Governo articula reunião com Hugo Motta para acelerar proposta de fim da escala 6x1

Planalto quer votar mudança na jornada de trabalho ainda neste semestre

Por Da Redação
Às

Governo articula reunião com Hugo Motta para acelerar proposta de fim da escala 6x1

Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O governo federal articula uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), para acelerar a tramitação da proposta que trata do fim da escala de trabalho 6x1. O Palácio do Planalto aguarda a confirmação do encontro previsto para quinta-feira (12) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe do Legislativo.

Segundo o secretário-geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), a reunião deve contar também com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT). A confirmação do encontro ainda depende de Hugo Motta.

De acordo com Boulos, a prioridade do governo é garantir a votação da mudança na jornada de trabalho ainda neste semestre. O Planalto discute se a proposta será encaminhada por meio de projeto de lei ou proposta de emenda à Constituição, mas a orientação é dar celeridade à tramitação. Segundo o secretário, a tendência é o envio de um projeto de lei com pedido de urgência constitucional.

O governo pretende encaminhar a proposta com urgência e definiu pontos considerados inegociáveis: adoção do modelo de jornada 5x2, limite de 40 horas semanais e proibição de redução salarial.

Boulos afirmou que a estratégia do Planalto é construir a proposta em conjunto com o Congresso. “Queremos trabalho parceiro e conjunto com Legislativo e Executivo. Por isso, aguardamos Motta confirmar se terá mesmo reunião na quinta”, disse.

A discussão sobre o fim da escala 6x1 ganhou força após o presidente Lula defender publicamente a mudança e tratar o tema como prioridade da agenda social do governo. Na Câmara, propostas sobre o assunto já foram apresentadas e tiveram despachos iniciais para análise nas comissões, com encaminhamento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

CCJ
Mesmo com o governo ainda avaliando o instrumento legislativo mais adequado, Hugo Motta antecipou-se e encaminhou nesta segunda-feira (9) a proposta de fim da escala 6x1 para a CCJ. O presidente da Câmara anunciou que irá reunir as propostas de emenda à Constituição apresentadas pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

“Decidi colocar em pauta a discussão sobre a PEC 6x1, uma demanda antiga da classe trabalhadora que almeja a redução da jornada de trabalho. Nós sabemos que essa é uma matéria que impacta diretamente a nossa economia, por isso a necessidade de ouvir todos os setores na busca da elaboração de uma proposta o mais justa possível”, afirmou Hugo Motta.

Após a análise de admissibilidade na CCJ, o texto seguirá para uma comissão especial e, posteriormente, poderá ser votado no plenário da Câmara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.