Governo assina termos da parceria para produção da vacina contra a Covid-19

Mais de 100 milhões de doses devem ser produzidas

[Governo assina termos da parceria para produção da vacina contra a Covid-19]

FOTO: Agência Brasil

O Governo Federal e a AstraZeneca,  segunda maior farmacêutica do Reino Unido, assinaram nesta sexta-feira (31), um documento para o acordo de parceria na elaboração de uma vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A parceria deve ser oficializada na primeira semana de agosto. 

Segundo o Ministério da Saúde, o documento trata da transferência de tecnologia e da produção de 100 milhões de doses da vacina, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança. A AstraZeneca atua junto com a Universidade de Oxford na pesquisa da vacina batizada de ChAdOx1, em teste no Brasil. 

"O Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 522,1 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos. O objetivo é ampliar a capacidade nacional de produção de vacinas e tecnologia disponível para a proteção da população. Outros R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de Encomenda Tecnológica"  , diz nota do Ministério da Saúde. Ainda segundo a pasta, o acordo estima que  o início da produção da vacina no Brasil seja a partir de dezembro deste ano.


Comentários