Governo autoriza concurso para diplomata com 34 vagas

Segundo a portaria, o edital será publicado pelo Instituto Rio Branco

[Governo autoriza concurso para diplomata com 34 vagas]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O governo federal autorizou que fosse aberto um concurso público com 34 vagas de diplomata, de acordo com a portaria publicada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério de Relações Exteriores no Diário Oficial da União. "A Diretora-Geral do Instituto Rio Branco fará publicar o edital do concurso", diz o texto. 

No concurso, serão aplicadas provas objetivas e provas escritas. "Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa", informa a portaria.

Como mostra o texto, o provimento dos cargos previstos será condicionado à autorização orçamentária anual. Agora, será necessário aguardar a escolha da banca organizadora do concurso.

O Instituto Rio Branco realiza quase todos os anos concurso para diplomata. Em 2020, 25 vagas foram abertas. O cargo pede nível superior em qualquer área e o salário é de R$ 19.199,06. A organização do concurso fica por conta do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

Fundado em 1946, o instituto é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo.


Comentários