Governo da Alemanha confirma que Alexey Navalny foi envenenado

Navalny é um dos maiores críticos do governo de Vladimir Putin

Por Da Redação
Ás

Governo da Alemanha confirma que Alexey Navalny foi envenenado

Foto: Reuters

O governo alemão confirmou nesta quarta-feira (2), que o líder da oposição russa, Alexei Navalni, que adoeceu durante um voo da cidade siberiana de Tomsk para Moscou no mês passado e está internado em um hospital em Berlim, capital da Alemanha, foi envenenado com um agente químico tóxico da classe Novichok. Em comunicado, o porta-voz do governo alemão, Steffen Siebert, disse que é "surpreendente que Alexei Navalny tenha sido vítima de um ataque com agente químico nervoso na Rússia. O governo alemão condena este ataque nos termos mais duros possíveis. Desejamos uma recuperação total para Alexei Navalny", afirmou.

A Alemanha condenou o ataque e exigiu uma explicação da Rússia sobre o envenenamento do crítico mais proeminente do Kremlin. Navalni, de 44 anos, continua em estado grave. A confirmação do envenenamento veio após a realização de testes toxicológicos por um laboratório do Exército alemão. Os exames  revelaram a "indubitável presença de um agente químico nervoso do grupo Novichok”. Especialistas dizem que a substância só foi fabricada na Rússia.

Um agente químico da mesma família foi usado para envenenar Sergei Skripal, um ex-espião soviético, e a filha dele em um ataque em 2018, no Reino Unido. A ação também foi atribuída pelas nações ocidentais aos russos.

Navalni é um dos maiores críticos do governo de Vladimir Putin e é conhecido por seus vídeos no YouTube expondo corrupção e suborno por políticos, burocratas e oligarcas russos. No Twitter, Leonid Volkov, assessor de Navalni, escreveu que o uso de Novichok foi como deixar uma assinatura do presidente russo no crime. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.