Governo da Bahia estuda reabrir Hospital de Campanha na Fonte Nova
Taxa de ocupação saltou para 74%

Foto: SECOM
O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas admitiu nesta sexta-feira (5) que o governo do estado está se preparando para uma possível reabertura do Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova.
“Nós temos hoje a possibilidade de reabrir a Fonte Nova, caso venha a ser necessário. Eu já determinei que todas as camas, monitores, respiradores, todo o material móvel que a gente havia retirado de lá e guardado nos almoxarifados, já sejam contabilizados e checados, tudo direitinho, para que, caso a taxa de ocupação comece a subir, nós possamos reativar o hospital de campanha da Fonte Nova”, explicou.
O Hospital de Campanha Arena Fonte Nova chegou a ter 240 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19, sendo 100 de terapia intensiva.
Quando a Bahia tinha 48% de seus leitos de terapia intensiva reservados para Covid-19 ocupados, a Sesab decidiu desativar a estrutura.
No entanto, a taxa de ocupação das UTIs na Bahia subiu de 48% para 74%. O governo baiano então começou a reabrir unidades em todo o estado, para atender à demanda da segunda onda de contaminação.
“Se isso ultrapassar 85% no estado todo, a gente vai ter que sentar, conversar e reativar os leitos da Fonte Nova progressivamente. Porque, hoje, a realidade é que já reabrimos todos os leitos que nós havíamos desativado e ampliado mais 79 leitos de UTI no Hospital Espanhol, que não havia na primeira fase”, pontuou Vilas-Boas.
No boletim epidemiológico desta quinta (4), a Sesab contabilizou mais de 13 mil casos ativos da Covid-19 na Bahia, o maior número desde o dia 22 de agosto de 2020.