Governo de São Paulo confirma a quarta morte por febre maculosa em Campinas

Vítima era uma adolescente de 16 anos que esteve na Fazenda Santa Margarida

[Governo de São Paulo confirma a quarta morte por febre maculosa em Campinas]

FOTO: Prefeitura de Jundiaí

O Instituto Adolfo Lutz confirmou a quarta morte por febre maculosa em São Paulo, Campinas, em uma adolescente de 16 anos que faleceu na última terça-feira (13). No dia 27 de maio ela esteve no evento na Fazenda Santa Margarida, que é o local provável de infecção onde outras três pessoas também estiveram antes de morrer pela mesma doença.

A Secretária de Saúde de Campinas informou que com as quatro mortes, a situação é classificada como surto localizado. O distrito de Joaquim Egídio, onde a fazenda fica localizada, está sendo mapeado como área de risco para febre maculosa. 

A secretária também informou que em 2023 foram registrados 17 casos da doença com óbitos, incluindo os quatro já confirmados nesta semana. Em 2022, foram registrados 63 casos e 44 deles com óbitos. 

O alerta da secretaria estadual é para que as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida no período de 27 de maio a 11 de junho e apresentarem febre e dor pelo corpo, dor cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo, procure atendimento médico imediatamente e informe ao médico que estiveram na região.

A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato. O período de incubação da Febre Maculosa é de 2 a 14 dias, então o correto é considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.


Comentários