Salvador continua vacinação contra a Covid-19 e gripe nesta sexta-feira (16)

Aplicação acontece das das 8h às 16h

[Salvador continua vacinação contra a Covid-19 e gripe nesta sexta-feira (16)]

FOTO: Reprodução

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prossegue com a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe nesta sexta-feira (16), das 8h às 16h. A dose de gripe está disponível para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses, e a lista das unidades de vacinação pode ser consultada no site.

Além disso, serão oferecidas a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais no esquema "Liberou Geral". Já a terceira dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, que residem em Salvador.

A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para a população geral de 18 anos ou mais. Para ter acesso, basta levar a caderneta de vacinação, ser residente da Bahia e ter recebido duas doses da vacina monovalente com um intervalo de quatro meses.

Dentre os grupos prioritários para a vacinação bivalente estão os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, quilombolas, indígenas e ribeirinhos de 12 anos ou mais, adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente, imunocomprometidos ou com comorbidades. A comprovação para esse grupo será realizada de forma autodeclarada, conforme determinação do Ministério da Saúde.

As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas também estão aptas a receber a vacina bivalente, desde que respeitem o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Já quem já recebeu três doses poderá receber a bivalente respeitando um intervalo de 4 meses a partir da terceira dose.

Para tomar a vacina, é necessário apresentar originais e cópias do cartão de vacinação ou da carteira nacional de vacinação digital, documento de identificação com foto e comprovante de residência no município do Estado da Bahia.

No caso das gestantes, não será exigida a comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez. Já as puérperas devem apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove sua vinculação ativa com o serviço de saúde, como crachá, contracheque ou carteira do conselho, ou declaração emitida pelo serviço de saúde onde atuam.

A estratégia de vacinação também inclui a aplicação da primeira e segunda dose da vacina Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades.


Comentários