Governo de SP vai reavaliar retirada de máscaras após casos confirmados da Ômicron
Flexibilização entraria em vigor a partir do dia 11 de dezembro

Foto: Reprodução
Após um pedido do governador de São Paulo, João Doria, nesta terça-feira (30), o Comitê Científico vai reavaliar a flexibilização do uso de máscaras contra a Covid-19 em locais abertos devido à confirmação de dois casos da variante Ômicron no Brasil. A medida estava prevista para entrar em vigor a partir do dia 11 de dezembro.
Anunciada em 24 de novembro, a decisão estabelecia o uso obrigatório apenas em locais fechados e em transporte público, considerando que 75,8% da população está com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo no estado.
“O nosso parâmetro sempre foi o cenário epidemiológico em São Paulo. E, por isso, precisamos saber o impacto da nova variante com a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos. É necessário ter cautela e avaliar esse novo elemento. O nosso compromisso é com a saúde da população”, afirmou Doria em nota.
Mais cedo, o Instituto Adolfo Lutz confirmou que um casal de brasileiros, vindos da África do Sul, testou positivo para o vírus e a variante nova. Além disso, nenhum registro de vacinação de nenhum dos dois, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, foram identificados.