Governo de Tóquio estuda estender medidas contra a Covid-19 durante o período das Olimpíadas
Cerimonia de abertura do evento está prevista para 23 de julho

Foto: Divulgação
O governo do Japão está considerando uma extensão de suas medidas de prevenção ao coronavírus em Tóquio e outras áreas por até um mês, de acordo com as informações da mídia local que surgem há menos de um mês para a abertura dos Jogos Olímpicos. A capital japonesa está atualmente em um estado de "quase" emergência, previsto para ser suspenso em 12 de julho.
No entanto, um recente aumento nos casos de coronavírus preocupou as autoridades e pode afetar o número de espectadores permitidos nos locais das Olimpíadas. Segundo o jornal Mainichi Shimbun, o governo estuda prorrogar as medidas em duas a quatro semanas, período que abrangeria aos Jogos, que começam no dia 23 de julho.
Uma reunião do governo sobre as medidas de prevenção está marcada para a próxima quarta-feira (7) para discutir maneiras de lidar com os sinais de um aumento iminente nos números, que preocupa os especialistas, junto com a disseminação das variantes. "Todas as decisões relativas a medidas quase emergenciais serão tomadas com base nas políticas que temos em vigor.", disse o secretário-chefe do gabinete, Katsunobu Kato, em entrevista coletiva.
As autoridades prometeram realizar Jogos Olímpicos "seguros e protegidos", mas enfrentam a resistência contínua de uma parte substancial do público, com preocupações aumentadas depois que dois membros da delegação de Uganda testaram positivo para Covid-19 após chegar ao Japão.


