• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Governo do estado anuncia novo pacote de medidas de Segurança Pública

Governo do estado anuncia novo pacote de medidas de Segurança Pública

Jerônimo também reafirmou a realização de novos concursos para cargos nas policiais civil, penal e militar,

Por Glaucia Campos
Às

Governo do estado anuncia novo pacote de medidas de Segurança Pública

Foto: Farol da Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na manhã desta terça-feira (8) o novo pacote de medidas e investimentos para segurança pública do Estado. Em evento, na sede da Secretária de Segurança Pública (SSP), o chefe do Executivo Estadual ainda reafirmou a realização de novos concursos para cargos nas policiais civil, penal e militar, e reforçou a atuação conjunta entre as secretárias no combate ao crime organizado.

No pátio da SSP, estavam estacionados parte das novas viaturas adquiridas para operações das forças de segurança e seis jet skis destinados ao Corpo de Bombeiros. Segundo o governo, devem ser adquiridas até dezembro deste ano, 500 novos veículos.  

Dentre as medidas, estão previstas mais de 700 vagas em concurso para os cargos de investigador, escrivão e delegados da Polícia Cívil (PC), a convocação de concursados da Polícia Militar (PM) e do corpo de bombeiros, além de mais de 600 PMs da reserva. Também foi anunciada a ampliação do número de vagas no sistema prisional, que sobe para 1756 e o acréscimo de cinco salas lilás para atendimento de mulheres vítimas de violência. 

Em conjunto com os Secretários Marcelo Werner (Segurança Pública), Felipe da Silva Freitas (Justiça e Direitos Humanos) e José Castro (Administração Penitenciária e Ressocialização), foi comunicado a publicação da Portaria de Implantação do Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência. A construção de novo Instituto Médico Legal; uma nova sede do Departamento de Polícia Técnica e novo laboratório de perícias e a aquisição de equipamentos para análise de adulteração de combustíveis e bebidas.

Operações e letalidade

Em coletiva, o secretário Marcelo Werner, afirmou que a pasta tem dedicado esforços ao combate de organizações criminosas e destacou a Operação Freedom, deflagrada na manhã desta terça-feira (4). 

A ação, executada no e forma simultânea na Bahia e no Ceará, resultou, até o momento, na prisão de 31 pessoas e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão contra núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro. 

“Esse é o viés, cada vez mais investigar, integrar e investir na inteligência. Já são 360 operações realizadas e uma que teve sua fase operacional desencadeada hoje, operação Freedom. Operações ostensivas vem sendo realizadas também pela polícia militar”, afirmou Werner.

O governador também destacou que os esforços no combate ao crime serão voltados a identificar o comando das organizações. “Nós fomos mexer onde nós deveríamos mexer que é no andar de cima do crime organizado. Em algum lugar tá a fonte financeira. Assim como nós vimos a Faria Lima, aqui em Salvador também tem bairros nobres que devem guardar essas fontes. Que ninguém toca. Quem paga a conta é a comunidade pobre”, disse Jerônimo.

Questionado sobre a letalidade da polícia baiana nas operações, o secretário Felipe da Silva Freitas declarou que vê na publicação da nova portaria uma nova forma das forças conduzirem as abordagens. 

“O anúncio da portaria  é, por exemplo, um passo importante de como nós consideramos que a polícia deve atuar e como nós consideramos que a segurança pública deve funcionar, com inteligência, com qualificação e proteção à vida dos policiais e de toda a população”.

Também estiveram presente em coletiva, André Viana, Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado da Bahia, Oswaldo Silva, Direção Geral da Polícia Técnica; Aloísio Mascarenhas Fernandes, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.